Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Primeiro-ministro britânico anuncia novo confinamento de um mês

Reino Unido ultrapassa um milhão de casos

No dia em que o Reino Unido ultrapassou o milhão de casos de Covid-19, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou um novo confinamento de um mês para Inglaterra, a contar a partir da próxima quinta-feira, 5 de Novembro e até 2 de Dezembro, depois de especialistas alertarem que sem uma ação forte o novo surto de Covid-19 irá sobrecarregar os hospitais em poucas semanas.

Consultores do Governo preveem que na atual trajetória do surto a procura de camas hospitalares excederá a capacidade até à primeira semana de Dezembro.

"Sem agirmos, poderemos ver as mortes neste país chegarem a vários milhares por dia", afirmou Boris Johnson, que determinou o funcionamento normal das escolas, universidades, empresas de construção e indústria.

As novas restrições restringem os bares e restaurantes, que só podem estar abertos para 'take-away', o comércio não essencial deve encerrar e as pessoas só podem sair de casa por razões contidas numa pequena lista, na qual se inclui o exercício físico.

Boris Johnson tinha decretado um conjunto de restrições regionais no início de outubro, que se revelaram insuficientes. O Governo britânico anunciou hoje que foi ultrapassado o milhão de casos de covid-19, chegando-se a 1.1011.660 de pessoas contaminadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia. Só nas últimas 24 horas foram registados 21.915 novos casos.

O número total de óbitos com Covid-19 é agora de 46.555 (326 nas últimas 24 horas), fazendo do Reino Unido o país mais enlutado da Europa, por causa da pandemia.