Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Armando Manuel nomeado director do Banco Mundial

Antigo ministro das Finanças

O antigo ministro das Finanças, Armando Manuel, foi nomeado director Executivo do Grupo Banco Mundial para Angola, Nigéria, África do Sul.

Antes de ingressar no Banco Mundial, Armando Manuel actuou como director executivo suplente, de Novembro de 2018 até 31 de Outubro de 2020. Ocupou vários cargos de relevância no aparelho de Estado angolano, incluindo a de assessor de política económica do Presidente da República e presidente do Fundo Soberano de Angola. No Ministério das Finanças desde 1993, liderou as Operações do Departamento do Tesouro em 2003 e, posteriormente, em 2006, tornou-se Director Nacional do Tesouro. É formado em Economia pela Universidade Agostinho Neto e possui um Mestrado em Economia pela London Guildhall University em Londres em 2001, Reino Unido.

Refira-se que Armando Manuel foi premiado, em 2014, enquanto ministro das Finanças do Ano pela Organização de Banqueiros Africanos.

O escritório do director executivo, conhecida como Constituência do Grupo 3 de África, representa Angola, Nigéria e África do Sul. Armando Manuel é um dos 25 directores do Grupo Banco Mundial (WBG). A direcção tem a responsabilidade fiduciária e agir no melhor interesse da organização, e representar os interesses e preocupações dos países membros da Constituência nos conselhos do Grupo Banco Mundial, bem como auxiliar nos esforços para reduzir a pobreza e promover a prosperidade.