Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

OPEP+ analisa extensão dos cortes na produção

Mercado de petróleo e gás

O membros da OPEP+ reúnem-se, no final de Novembro, para decidir sobre a proposta de alguns dos seus membros de estender os cortes actuais, previstos para terminar em Dezembro de 2020, informaram membros do cartel à CNBC.

O grupo realizará uma reunião ministerial, de 30 de Novembro e 1 de Dezembro, para discutir a política. Os membros da OPEP+ estão inclinados para adiar um plano previamente acordado para aumentar a produção em Janeiro em 2 milhões de barris por dia (bpd), ou 2% da procura global, disseram fontes à Reuters no início desta semana.

A OPEP+ realizou uma reunião do comité ministerial na terça-feira, da qual não saiu nenhuma recomendação formal. Para combater o impacto da oferta sobre os preços do petróleo no meio de uma nova onda da pandemia da Covid-19, a Arábia Saudita convocou os colegas membros do grupo OPEP+, constituído pelos membros da OPEP e outros produtores, incluindo a Rússia - a serem flexíveis em responder às necessidades do mercado de petróleo, pois a situação actual obriga à adopção de uma política de produção mais apertada em 2021.

Em Abril, os membros da OPEP+ concordaram em cortar a produção em 9,7 milhões de barris dia até Julho, a reacção do preço forçou a organização a estender este corte até Agosto.

(Leia o artigo integral na edição 601 do Expansão, de sexta-feira, dia 20 de Novembro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)