Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Projecto de apoio à agricultura familiar chega a 30 mil famílias

No Cuanza-Sul e na Huíla

Um universo de 30 mil famílias camponesas, sendo 25 mil na província da Huíla e cinco mil no Cuanza Sul, vão receber financiamento, ao abrigo do Projecto da Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP), financiado pela União Europeia, em 38 milhões USD, através do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA).

O projecto visa ajudar a melhorar a segurança alimentar no País, durante a campanha agrícola 2020/2021, que arrancou no mês passado.

A verba disponibilizada está a ser aplicada na aquisição de inputs agrícolas, como sementes de feijão, milho, massango e massambala, bem como na compra de fertilizantes e outros equipamentos de trabalho, que ajudem as comunidades a tirar maior rendimento das terras.

Segundo o director do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), David Tunga, com este financiamento já foi possível adquirir 100 toneladas de sementes de milho, 700 toneladas de adubos do tipo NPK 12-24-12, bem como 180 toneladas de sulfato e amónio e igual número de ureia destinados à província da Huíla. "A quantidade adquirida e distribuída ainda é insuficiente para atender ao programa de desenvolvimento e aceleração da agricultura, tendo em conta a situação económica e financeira, provocada pela pandemia da Covid-19, mas poderá ser essencial".

O gestor explicou que o projecto SAMAP está ser implementado desde 2018 e que o IDA está a trabalhar na capacitação das comunidades camponesas, na área das técnicas de cultivo através das escolas de campo.

(Leia o artigo integral na edição 602 do Expansão, de sexta-feira, dia 27 de Novembro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)