Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Nova administração do EuroBic quase toda renovada deixa cair Teixeira dos Santos por conta do Luanda Leaks

Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças português deixa a instituição

O EuroBic, actualmente em processo de venda - por força da saída de Isabel dos Santos -, e debaixo da investigação do Banco de Portugal às transferências da Sonangol, passa a ter uma nova administração quase toda renovada, deixando para trás Fernando Teixeira dos Santos, antigo ministro das Finanças português, presidente executivo do banco desde 2016, que ficou conhecido como o banqueiro de Isabel dos Santos.

É uma "limpeza" quase total face à equipa anterior do banco, um dos centros do processo Luanda Leaks. José Azevedo Pereira, antigo homem forte da Autoridade Tributária portuguesa, é o novo presidente executivo do banco, em processo de venda para se dar a saída de Isabel dos Santos, após o processo despoletado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla em inglês).

Isabel dos Santos foi "forçada" a vender a participação de 42,5% que detinha no EuroBic, depois do Banco de Portugal ter pressionado a instituição a promover mudanças de fundo, nomeadamente a nível accionista, na sequência do escândalo.

A substituição de Teixeira dos Santos estava decidida há vários meses, mas o processo de saída só se concretizou agora. O banco aguardava pela entrada de um novo acionista para escolher o novo conselho de administração, acabaram por ser os atuais acionistas a fazê-lo.

O Abanca ainda esteve para adquirir o EuroBic, mas o processo caiu. A própria pandemia também atrasou o processo de mudança na cúpula do banco.

Segundo o jornal digital Eco, Isabel dos Santos já terá chegado a acordo para vender a sua participação ao empresário libanês, Roger Tamraz, "que por sua vez também já terá alcançado um acordo com outro acionista minoritário, Sebastião Lavrador, que detém 5%".