Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Novos estímulos animam mercados

Semana de 8 a 13 de Janeiro

Os últimos sete dias ficaram caracterizados pela retoma do optimismo nos mercados, com realce para o crescimento notável nas cotações do petróleo e nas negociações bolsistas.

No mercado petrolífero, o Brent subiu 5,8% para os 56,7 USD por barril, ao passo que o WTI subiu mais de 7,0% para os 53,4 USD por barril, a maior sequência de valorizações dos últimos dois anos. O American Petroleum Institute reportou uma queda, nos inventários, de 6 milhões de barris na semana passada, a quinta descida semanal consecutiva, sinalizando um fortalecimento da procura, juntando-se ao optimismo do corte de produção anunciado pela Arábia Saudita, na ordem de 1 milhão de barris por dia, nos próximos 2 meses.

Os mercados accionistas também tiveram um saldo semanal positivo, com realce para o sector industrial, onde o índice Dow Jones, nos EUA, teve a maior subida (2,23%). Na Europa, destacou-se o índice bolsista espanhol (IBEX 35) com uma subida de 3,07%. A impactar as negociações, esteve o anúncio do Presidente eleito dos EUA sobre a preparação de um novo pacote de alívio económico mais alargado. O pacote deverá aumentar para 2.000 USD o subsídio a entregar aos trabalhadores com rendimento abaixo de 75.000 USD por ano e aumentar o valor destinado a melhorar a distribuição de vacinas contra a Covid-19. O novo pacote prevê também melhorar os valores consagrados às escolas e à ajuda a pequenas empresas.

Os últimos acontecimentos políticos nos EUA também têm impactado positivamente as bolsas. O Partido Democrata recuperou o controlo do Senado, o que poderá implicar a viabilização mais fácil dos novos estímulos orçamentais no país pela nova Administração.

Departamento de Estudos Económicos e Financeiros*

(Leia o artigo integral na edição 607 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Janeiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)