Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Cooperativa Kudimena quer produzir peixe em gaiolas

Angola

A cooperativa de pescadores da província de Malanje, que participou na Feira Internacional de Pescas, FipAngola2015, perspectiva para os próximos anos a produção de peixe em gaiolas com o objectivo de aproveitar as potencialidades e a profundidade do rio Kwanza.

O presidente da cooperativa Kudimuena, António Escoval, disse que, para a implementação deste novo projecto a cooperativa vai necessitar do apoio do governo, pois terá de se aumentar mais pessoas.

Relativamente às principais dificuldades, António Escoval apontou a falta de transporte para o escoamento da produção, do sal para o tratamento do peixe e do material de pesca para que as capturas se mantenham ao mesmo nível ou aumentem.

“As redes que conseguimos são provenientes da China ou de algumas empresas que conseguem este material fora do país. Por isso, a cooperativa neste momento está a envidar esforços no sentido de juntar algum dinheiro para conseguir algum material e ajudar os que não têm”, sublinhou.

Explicou que Malanje, neste momento, tem muitos jovens enquadrados na pesca artesanal, mas a falta de capacidade em obter equipamentos de pesca obriga-os a recorrerem algumas senhoras para obterem financiamento e conseguirem comprar algumas canoas tradicionais para trabalhar.

“Uma cooperativa com mais de 200 membros não pode trabalhar com duas a três canoas”, esclareceu.

Malanje tem oito cooperativas organizadas e o peixe capturado não é só consumido nesta região do país, mas também nas províncias das Lunda Norte e Lunda Sul, Moxico, Cuanza Norte, Bié e Uige.

Angop/Expansão