Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

O mesmo Mustang de há 50 anos

29 DE ABRIL

É talvez... não, é mesmo, o modelo mais icónico da norte-americana Ford Motor Company, o Mustang. Para comemorar a efeméride a Ford já anunciou uma edição limitada dos 50 anos do modelo desportivo limitada a 1964 unidades. Número do ano em que o Mustang, de facto, nasceu.

Para quem gosta e aprecia automóveis, o Ford Mustang é aquele que agrada, principalmente, pelo seu aspecto musculado. Quiçá até bruto, potente, muito potente, e que simboliza, ou melhor, serviu de veste ao ícone da masculinidade durante anos "vendido" pela máquina de propaganda americana, dos grandes cowboys ao irreverente James Dean ou ao frio Steve McQueen.

O novo Mustang, agora com 50 anos, feitos oficialmente a 17 deste mês, voltou a ser apresentado no mesmíssimo sítio de outrora, o Empire State Building, em Nova Iorque. Como curiosidade, diga-se, teve de ser desmontado na fábrica e remontado no 86º andar do prédio.

Como descreveu um jornalista que esteve presente nessa histórica apresentação, "tudo para repetir o

"frisson" de ontem, a agitação (ou o buzz) de hoje, aquando da primeira geração do carro musculado exposto no mesmo prédio, a 381 metros de altura, no ano de 1965".

(Leia mais na edição em papel do Expansão)