Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Cooperativas artesanais vão procurar diamantes em Saurimo

3 de Junho - Lunda Sul

Duas cooperativas privadas de mineiros artesanais vão procurar diamantes numa área com mais de 60 quilómetros quadrados do município de Saurimo, província angolana da Lunda Sul, em regime de exploração semi-industrial.

A informação consta de duas autorizações de 27 de maio, atribuídas pelo Ministério da Geologia e Minas ao abrigo do código mineiro angolano e que, entre outros aspetos, limitam os meios mecânicos a utilizar nestas duas concessões, no interior Norte de Angola.

A primeira autorização é concedida à cooperativa Linga Tchimwe, envolvendo a exploração semi-industrial de diamantes numa área de 54 quilómetros quadrados, enquanto a segunda abrange, nos mesmos moldes, nove quilómetros quadrados atribuídos à cooperativa Kulha.

Os documentos referem ainda, para justificar estas concessões, que "dados técnicos" sugerem "que os objetivos de integração dos mineiros artesanais podem ser efetivados de modo eficaz mediante a produção semi-industrial combinada com a produção artesanal".

As autoridades angolanas têm admitido publicamente a preocupação com o garimpo ilegal de diamantes na região das Lundas.

Em ambas as concessões agora atribuídas, os direitos são por um ano, podendo ser prorrogados por quatro anos, ficando as cooperativas obrigadas a prestarem informações técnicas e económicas à concessionária diamantífera nacional, Endiama, sobre a actividade desenvolvida, definem os despachos assinados pelo ministro Francisco Queiroz.

Em todo o ano de 2015, Angola vendeu mais de nove milhões de quilates por 1,181 mil milhões USD.