Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Governo chinês perdoa dívida de 4 milhões USD a Moçambique

13 de Junho - Cooperação

O governo da China anunciou hoje, 13 de Junho, em Maputo o perdão de uma dívida de 30 milhões de yuans (4,5 milhões USD) correspondentes a empréstimos isentos de juros a Moçambique, como sinal da consolidação das relações entre os dois países.

Falando após a assinatura do protocolo do perdão parcial da dívida de Moçambique à China, o vice-ministro do Comércio da República Popular da China, Zhang Xiangchen, afirmou que a decisão materializa o acordo de Parceria Estratégica Global assinado em maio em Pequim por ocasião da visita do chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi ao país asiático.

"Temos confiança no desenvolvimento económico de Moçambique e a China está disposta a ajudar Moçambique nas áreas económicas e comerciais", declarou Zhang.

O entendimento, prosseguiu o vice-ministro do Comércio da República Popular da China, traduz igualmente a vontade dos dois países de elevarem a cooperação bilateral.

Por seu turno, a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Nyeleti Mondlane, afirmou que o perdão parcial da dívida reflete o empenho do governo chinês no apoio ao desenvolvimento social e económico do país africano.

"Os instrumentos jurídicos que acabamos de assinar representam uma valiosa contribuição da República Popular da China aos esforços do Governo na prossecução dos objetivos de desenvolvimento económico e social do país", destacou Mondlane.

Referindo-se a um outro acordo que os dois países assinaram para a construção, com a ajuda da China, de 202 poços de água nas zonas afectadas pela seca, a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique assinalou que a concretização do entendimento irá ajudar o país a minorar os efeitos causados pelas calamidades naturais.

Na mesma cerimónia, os governos moçambicanos e chinês e a Fundação Bill e Melinda Gates assinaram um acordo de parceria para a investigação na área agrária, visando dotar o país de tecnologia adequada à promoção da segurança alimentar no país.