Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bolsa europeias fecharam em alta

Entre 1 e 3%

Londres, 23 Junho - As bolsas europeias fecharam esta quinta feira em alta com os ganhos a oscilarem entre os 1,17% de Londres e os 3,31% de Milão, num dia marcado pelo referendo que vai decidir se o Reino Unido permanece, ou não, no seio da União Europeia.

"A pouco mais de cinco horas para fecharem as urnas no Reino Unido é possível concluir aquilo que antes da abertura da sessão era expectável, reduzida liquidez e enorme volatilidade. A verdade é que muitos investidores acautelaram as suas posições antes do dia de hoje, aguardando agora os resultados eleitorais", comentou Pedro Ricardo Santos, gestor da XTB Portugal.

O responsável acrescentou que "os movimentos impulsivos observados resultaram exactamente desse baixo volume de negociação".

E realçou: "Para já, o comportamento dos ativos mais afetos ao evento parece denunciar a convicção de um resultado próximo da vitória da permanência do país na União Europeia. O mercado cambial, em sufrágios idênticos, conseguiu antecipar a decisão dos eleitores. A libra e euro estiveram grande parte do dia a negociar com ganhos apenas com correcções na segunda metade do dia".

Em Portugal, o principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) encerrou a sessão subir 1,49% para 4.689,96 pontos, em linha com a tendência positiva dos mercados europeus de referência.

Das 18 cotadas que integram o PSI20, 15 valorizaram, duas ficaram inalteradas face à véspera e uma caiu.