Director Carlos Rosado de Carvalho

BNA vendeu no primeiro semestre de 2016 menos de metade dos dólares de 2015

BNA vendeu no primeiro semestre de 2016 menos de metade dos dólares de 2015
Foto: DR

O Banco Nacional de Angola vendeu aos bancos comerciais cerca de 4,6 mil milhões USD nos primeiros seis meses de 2016, que comparam com os quase 9,5 mil milhões USD vendidos no mesmo período do ano passado. Feitas as contas, este ano o banco central colocou no mercado menos de metade dos USD de 2015.

A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) aos bancos comerciais caiu 51,8% no primeiro semestre de 2016, face ao mesmo período do ano passado, fixando-se em 4,6 mil milhões USD contra os 9,5 mil milhões USD de 2015, de acordo com cálculos do Expansão a partir das notas de imprensa e comunicados do banco central.

Os dados do Expansão podem diferir dos oficiais. Sem qualquer justificação, o BNA deixou de divulgar as vendas mensais de divisas e a sua distribuição por bancos, casas de câmbio e de remessas. Mais. Retirou do site as vendas mensais até Março anteriormente disponíveis.

A grande "seca" de USD caracterizou o mercado cambial nos primeiros seis meses do ano em curso, causando efeito nefasto na economia e ampliando o diferencial entre a taxa de câmbio do BNA e a praticada no mercado informal. Nas "kinguilas" a nota de 100 USD trocava-se terça-feira 5 de Julho a 58.500 Kz contra os cerca de 16.600 oficiais.

(Leia artigo na íntegra na edição nº 378 do Expansão disponível em papel ou versão digital)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i