Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

TAAG não aceita pagamentos em Kz de bilhetes com início de percurso no exterior

Crise das divisas

Os bilhetes de passagem da TAAG com destino a Angola e início do percurso no exterior passam a ser pagos em divisas convertíveis, confirmou o Expansão junto de fonte oficial da TAAG, que justifica a medida com a crise de divisas que o País enfrenta.

Ou, seja se alguém quiser comparar um bilhete Londres-Luanda-Londres terá de fazer o pagamento em divisas. Só poderá pagar em kwanzas se o voo for Luanda-Londres-Luanda.

"A medida foi adoptada em função da crise de divisas que o País vive. Os custos operacionais da TAAG no exterior são pagos em divisas [e a empresa não consegue as divisas em Angola para transferir apara o exterior e pagar aos fornecedores]", explicou ao Expansão Carlos Vicente, do gabinete de comunicação e imagem da companhia de bandeira.

A TAAG segue assim as companhias estrangeiras que operam no País, que justificaram a decisão com impossibilidade de repatriar as receitas dos bilhetes pagos em kwanzas.

De acordo com dados da IATA, organização internacional do sector aéreo, no início de Junho, Angola era o quinto País do mundo com mais receitas das companhias de aviação retidas: 237 milhões USD, após sete meses sem transferências. A lista era liderada pela Venezuela com 3.180 milhões USD acumulados durante 16 meses.