Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

FILDA 2016 cancelada, primeira vez que a maior montra de negócios do País não se realiza

Organização não paga salários há seis meses

A 33.ª edição da maior montra de negócios do País foi cancelada, a primeira vez que o evento não vai ser realizado. Os funcionários da FIL estão há 6 meses sem salários e acusam a administração de se remeter ao "silêncio" e de não ouvir os trabalhadores que ameaçam boicotar qualquer evento realizado pela instituição.

A Feira Internacional de Luanda (Filda), aquela que é a maior montra de negócios do País, foi cancelada "devido a dificuldades financeiras do País", disse ao Expansão fonte do conselho de administração da organização.

A 33.ª edição da Filda já tinha sido reagendada em Julho para o mês de Novembro, também por dificuldades financeiras, e esta será a primeira vez, em mais de trinta anos, que o evento não será realizado.

Esta decisão surge numa altura em que os trabalhadores da Feira Internacional ameaçam boicotar a realização de qualquer evento que decorra nas instalações da FILDA, em protesto contra 6 meses de salários em atraso. Em declarações ao Expansão, vários trabalhadores afirmaram não terem recebido os últimos seis meses de salários nem o subsídio de férias do corrente ano e acusaram a direcção de não responder às reivindicações dos funcionários.

Os trabalhadores adiantaram recear que o silêncio da administração seja "propositado" para "obrigar os funcionários a deixar o emprego, correndo o risco de despedimentos por justa causa", adiantou uma das fontes que trabalha na FIL há mais de 8 anos.

Questionado pelo jornal Expansão, Matos Cardoso, administrador da Fil, empresa que realiza a feira, recusou-se a prestardeclarações, adiantando, no entanto, que "existem dificuldades" no seio da instituição.

(Leia a notícia na íntegra na edição 390 do Expansão, de sexta-feira 07 Outubro 2016, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas)