Director Carlos Rosado de Carvalho

Bancos precisam de 4 mil milhões USD de capital

Bancos precisam de 4 mil milhões USD de capital

O ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Pedro de Morais defendeu que o sector bancário nacional necessita de uma recapitalização financeira de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), equivalente a quatro mil milhões USD, fruto do impacto negativo que a desvalorização do Kwanza tem tido no balanço dos bancos, em particular sobre o aumento do crédito malparado.

Segundo Pedro de Morais, a recapitalização a nível de 4% do PIB deve-se ao facto de muitos bancos comerciais possuírem créditos em USD. O valor destes créditos em kwanzas cresce com a desvalorização da moeda nacional, os clientes têm dificuldades em satisfazer os seus compromissos com os bancos e o crédito malparado aumenta. Com o aumento, os bancos vêem os seus rácios de adequação de fundos próprios deteriorarem-se e são obrigados a aumentar o capital.

"Há estudos que indicam que a situação é de tal maneira preocupante para alguns bancos, que o sector, no seu todo, poderá necessitar de uma recapitalização a nível de 4% do PIB", declarou o antigo governador do BNA.

(Leia a noticia na integra na edição 393 do Expansão, de sexta-feira 21 Outubro 2016, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas).

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i