Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

O pior crescimento dos últimos 23 anos

ANÁLISE

A economia angolana deverá registar no ano que está a acabar a pior taxa de crescimento dos últimos 23 anos, de acordo com as previsões do Governo que apontam para uma variação real do produto interno bruto (PIB) de 1,1% em 2016 face a 2015.

É preciso recuar até 1993, quando o PIB deu um tombo de 22,6%, penalizado pelo reinício da guerra que se seguiu às primeiras eleições livres em Angola, para encontrar um desempenho da economia angolana pior do que o Governo antecipa para este ano.

O crescimento projectado pelo Governo para 2016 não chega sequer para cobrir a taxa de crescimento anual da população avaliado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 2,7%.

Ou seja, o que Angola vai produzir a mais este ano não é suficiente para o acréscimo do número dos seus habitantes. O que quer dizer que os angolanos vão empobrecer em termos reais.

(Leia a notícia na integra na edição 402 do Expansão, de quinta-feira 22 Dezembro 2016, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)