Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Os investimentos angolanos no estrangeiro e os maridos que comem fora de casa

Opinião

Começo com uma declaração de interesses: sou, em princípio, defensor da livre circulação de pessoas, bens e serviços e capitais no respeito pelas leis nacionais e internacionais.

No final de 2015 os angolanos, leia-se residentes em Angola, detinham no exterior mais de 29,1 mil milhões USD, dos quais 21,2 mil milhões USD em investimentos directos, ou seja em empresas (21,2 mil milhões USD) e 7,8 mil milhões em investimentos de carteira, isto é em títulos.

Sendo eu defensor da livre circulação de capitais não deveria ter reservas sobre os investimentos de angolanos no estrangeiro. Mas tenho. Vou tentar explicar porquê.

Em primeiro lugar, em Angola há controlo de capitais. O kwanza não é convertível. Sendo os rendimentos obtidos pelos angolanos em kwanzas, investimentos no estrangeiro implicam a compra de divisas ao BNA. Como é que o BNA vende milhares de milhões de USD e Euros para comprar empresas, casas e títulos no estrangeiro, quando escasseiam as divisas para comida, medicamentos ou matérias-primas para a produção nacional. Enquanto os angolanos têm quase 30 mil milhões USD lá fora, as reservas de divisas do BNA pouco ultrapassam os 20 mil milhões USD.

Em segundo de onde vieram os kwanzas para comprar as divisas para investir no estrangeiro? É dinheiro limpo, pagou os impostos devidos?

Em terceiro lugar, não é segredo para ninguém que a maioria dos nossos empresários, nomeadamente os que estão a investir no estrangeiro, floresceu à conta do Estado no âmbito do processo de acumulação primitiva do capital. Se o Estado lhes deu dinheiro a ganhar devia exigir-lhes que os ganhos fossem investidos em Angola e não no estrangeiro.

Em quinto lugar, quando alguém investe no estrangeiro é porque espera retornos. O normal é que esses retornos sejam transferidos para o país de origem Se olharmos para a balança de pagamentos angolana constatamos que apesar dos angolanos terem 29 mil milhões USD no estrangeiro não entra um cêntimo em Angola a título de rendimentos desses investimentos. Será que os investimentos angolanos no estrangeiro dão todos prejuízos ou os angolanos deixam no estrangeiro os lucros obtidos com esses investimentos?

Por último mas não menos importante, boa parte dos angolanos que investem no estrangeiro não se cansam se elogiar as potencialidades de Angola e os feitos do Governo. Se é assim, não passam de grandes hipócritas. Fazem-me lembrar os maridos que dizem que a comida em casa é fantástica mas passam a vida a comer fora de casa.