Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Novo Banco Postal está ao alcance dos clientes através de quiosques e com contas a 100 Kz

BANCA

O banco vai disponibilizar serviços financeiros de última geração e resulta de um investimento público e privado, uma parceria da Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola, do Grupo ENSA e da EGM Capital.

O mercado da banca conta com mais uma instituição, o Banco Postal, cuja primeira agência foi inaugurada esta semana, em Luanda. A nova instituição bancária pretende caracterizar-se pela simplicidade e facilidade dos seus serviços e contou com um investimento de 30 milhões USD, disse N"Gunu Tiny , Presidente do Conselho Administrativo (PCA).

O responsável acrescentou que o capital foi aplicado pelos accionistas, nomeadamente a Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola, a ENSA Seguros de Angola, o Grupo ENSA e a EGM Capital. "É um banco comercial e universal, mas focado em dois segmentos de mercado. O seu objectivo principal é fomentar a inclusão financeira. Queremos atribuir a cada angolano aquilo que denominámos "identidade financeira", ou seja, um IBAN e um número de conta", realçou.

Segundo o gestor, o cidadão não precisa ter muito dinheiro para abrir uma conta, pois o valor mínimo é de 100 Kz. "Trata-se de um banco simples, fácil. A inovação está na multiplicidade de canais que utilizamos para chegar aos nossos clientes, desde as agências tradicionais, passando pelos quiosques, e terminando na operação que também temos com os telemóveis, mobile banking e os agentes e correspondentes bancários".

O processo de abertura de uma conta funciona como os outros bancos, porém com algumas restrições para os que não apresentarem a documentação toda. Os clientes que abrirem a conta sem o Bilhete de Identidade (B.I.) e o Número Identificação Fiscal (NIF) poderão, no máximo, movimentar 30 mil Kz. E para os que apresentarem apenas o B.I., sem o NIF, o valor máximo de movimentações é de 100 mil Kz.

O banco vai contar com três agências e 150 quiosques em Luanda e, no dia 31 de Março, vai abrir uma agência no Huambo e 50 quiosques. A primeira agência Xikila Money está nas instalações do Instituto Superior de Tecnologias e Informação e Comunicação.

A nova instituição bancária vai também oferecer aos seus clientes serviços de Corporate & Personal, vocacionada para as médias, grandes empresas e particulares com rendimentos elevados. Comércio e Empresários é outro dos serviços e será dedicado às pequenas empresas e empresários que hoje se encontram na economia formal e informal.

Modelo de negócio vai apoiar Correios de Angola

A PCA dos Correios de Angola, Maria Andrade, elogia a parceria: "A comunicação postal está em desuso, parte das receitas dos correios são as encomendas, logo, esta parceira vai agregar valores à receita financeira da empresa, são estas iniciativas que fazem com que as empresas públicas possam sobreviver. Onde houver uma estação de correios, também haverá o serviço do banco disponibilizando", explicou.

O PCA do Grupo ENSA, Manuel Gonçalves, destacou que "é importante para uma empresa de seguros como a ENSA estar presente num banco inovador", acrescentando que isso possibilita o crescimento da inclusão financeira nacional. O responsável adiantou ainda que será possível aceder aos serviços de seguros no Banco Postal.