Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Ordenados da Função Pública aumentam entre 5% e 15%

AUMENTOS ABAIXO DA INFLAÇÃO

O último ajustamento dos salários da função pública ocorreu em Julho de 2014 e foi na ordem dos 8%. A concretizar os novos aumentos, estes serão insuficientes para fazer face à perda de poder de compra na ordem dos 43,4%, já que os preços aumentaram 76,9% de há três anos para cá.

O ajustamento salarial para a função pública não deverá ultrapassar os 15%, sendo que os aumentos podem ser reflectidos já a partir de Maio, disse ao Expansão fonte ligada à comissão técnica criada para o efeito, encabeçada pelo director nacional das Condições e Rendimentos do Trabalho, do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Luís Machado.

A proposta da comissão técnica sobre os aumentos salariais no sector público está já em posse do ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Pitra Neto. Para já, o relatório foi submetido ao Conselho de Ministros para aprovação. A fonte garante que antes do dia 01 de Maio, dia internacional do trabalhador, deverão estar disponíveis informações concretas sobre o assunto.

(Leia o artigo na integra na edição 416 do Expansão, de sexta-feira 07 de Abril de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)