Director Carlos Rosado de Carvalho

Vou oferecer agendas a Valter Filipe e a Camilo Ceita

Vou oferecer agendas a Valter Filipe e a Camilo Ceita

Sim, eu sei que a tradição manda que na Páscoa se ofereçam ovos e amêndoas. Mas vou quebrar a tradição, e nesta Páscoa vou oferecer uma agenda a Valter Filipe, governador do Banco de Angola (BNA), e outra a Camilo Ceita, director geral do Instituto Nacional de Estatística (INE). Vou explicar porquê.

BNA e INE são responsáveis pela produção e publicação periódica de estatísticas e relatórios económicos e financeiros fundamentais para a tomada de decisão do Governo, das empresas e das famílias. Dois exemplos.

O Comité de Política Monetária (CPM) do BNA, órgão responsável pelas decisões de política monetária, é obrigado a divulgar, no final de cada reunião mensal, um comunicado formal para o público, sobre o que pensa da evolução da economia, em geral, e da inflação e dos mercados financeiros, em particular, e tomar decisões em conformidade sobre as taxas de juro e outros instrumentos de política monetária.

O último comunicado divulgado pelo BNA é de 31 de Janeiro, referente à 63.ª reunião ordinária do CPM realizada na véspera. Ou seja, há dois meses que a autoridade monetária mantém os agentes na ignorância. Não é a primeira vez que isso acontece. Entre Maio e Junho do ano passado, o CPM também emudeceu.

Já o INE comprometeu-se a divulgar as contas nacionais (CN) trimestrais até ao dia 10 do quarto mês seguinte a cada trimestre. As CN contêm a informação oficial sobre a evolução da economia, nomeadamente do famoso PIB ou produto interno bruto.

As CN do quarto trimestre de 2016 deveriam ter sido publicadas esta segunda-feira, 10 de Abril. Não foram. Também não é a primeira vez que o INE se atrasa. Aliás, não sei se alguma vez as CN foram publicadas dentro do prazo.

Agendar uma data para divulgação de estatísticas e relatórios é a mesma coisa que marcar um encontro com os utilizadores. Quando se falta a um encontro, mandam as regras da boa educação que o faltoso avise, de possível com antecedência. BNA e INE faltam aos encontros e nem sequer se dão ao trabalho de dar uma explicação aos utilizadores, mesmo quando solicitados, como fez o Expansão.

Pode ser que as agendas que lhes vou oferecer poupem Valter Filipe e Camilo Ceita a novos embaraços, se é que se embaraçam.

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i