Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Mina com capacidade um milhão de quilates ano entra em produção

NOVA MINA DA ENDIAMA

A nova mina da Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA) inaugurada esta quarta-feira tem uma capacidade de produção de 1 milhão de quilates por ano.

De acordo com o chefe de planeamento mineiro da CATOCA, Rómulo Gonçalves, o projecto diamantífero tem reservas suficientes para compensar a sua exploração.

"A mina tem reservas avaliadas em 5 milhões de toneladas métricas ou seja cerca de 4 milhões de quilates", afirmou o responsável.

Denominada CAT-42 a mina tem um tempo de vida de quatro anos e espera-se que quando atingir o pico da sua actividade, atinja uma produção de 1 milhão de quilates por ano.

Sem avançar o valor de investimento realizados no desenvolvimento da mina, Rómulo Gonçalves disse que o corte do jazigo começou em 2015, um trabalho que considerou de crucial para a entrada em operações da mina que dista a cinco quilómetros do projecto mineiro CATOCA, um quimberlito com uma área de 64 hectares e uma capacidade de produção anual de 6, 5 milhões de quilates, o equivalente a 600 milhões USD.

"Os dados ainda não foram disponibilizados, mas para se chegar à inauguração é porque a Endiama acredita que seja um projecto viável", disse, tendo avançado que o trabalho em curso na mina é apenas preparatorio para abertura da mina.

O projecto foi lançado em 2004, com os estudos de prospecção que permitiram determinar os primeiros dados geológicos e os primeiros dados foram revelados em 2008. Desenvolvido na vertical, ocupa uma área de 6 hectares, uma mina longe dos 64 de CATOCA e foi projectado para 150 metros de profundidade.

Conta com a laboração de 50 operadores e espera-se que, quando a mina entrar em operações, mais angolanos tenham oportunidade de ingressar na mina.

De recordar que no ano passado Angola vendeu mais de 8 milhões de quilates, o equivalente a 1.2 mil milhões USD, menos 100 milhões USD face a 2015.

O subsector dos diamantes começou o ano com receitas arrecadadas a rondar os 2.2 mil milhões Kz em Janeiro, um valor que cai 60% em Fevereiro, quando as receitas arrecadas se cifraram nos 886 milhões Kz. Em termos de preços por quilate, durante o período em análise, houve uma quebra, tendo se fixado nos 111 USD em Fevereiro, contra os 113 USD registados em Janeiro.