Director Carlos Rosado de Carvalho

BCI regressa aos lucros em 2016 mas com reservas dos auditores

BCI regressa aos lucros em 2016 mas com reservas dos auditores

O Banco de Comércio e Indústria (BCI) encerrou o ano de 2016 com lucros avaliados em 507 milhões Kz, equivalente a pouco mais de 3 milhões USD, recuperando dos prezuízos de 2.308 milhões Kz registados em 2015, de acordo com o relatório e contas divulgado pelo banco que tem o Estado como principal accionista, com mais de 90% do capital.

O produto bancário, que corresponde aos ganhos obtidos directamente com a actividade bancária, aumentou 70% de 9,9 mil milhões Kz em 2015 para 16,8 mil milhões Kz no ano passado. O maior contributo para o produto bancário veio da margem complementar, relacionada com as operações cambiais e os serviços financeiros. Com ganhos da ordem dos 9,3 mil milhões Kz, estas rubricas asseguraram o equivalente a 55% do produto bancário.

Já a margem financeira, proveniente da actividade tradicional dos bancos, captar recursos e conceder crédito, contribuiu com 7,6 mil m ilhões Kz para o produto bancário, o equivalente a 45% deste indicador.

(Leia o artigo na integra na edição 418 do Expansão, de sexta-feira 21 de Abril de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i