Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Economia afundou 3,6% em 2016 pelas contas do INE

EXPANSÃO REVELA DADOS PRELIMINARES "CONGELADOS" PELO GOVERNO

A economia angolana registou uma recessão em 2016 com um crescimento negativo do produto interno bruto de 3,6% no ano passado face a 2015, revelam as Contas Nacionais preliminares do IV trimestre do Instituto Nacional de Estatística a que o Expansão teve acesso.

Denominado Nota de Imprensa Produto Interno Bruto IV trimestre de 2016 e datado de Abril de 2017, o documento deveria ter sido divulgado no dia 10 de Abril último, mas foi congelado pelo ministro do Planeamento (MinPlan) e do Desenvolvimento Territorial alegadamente por ter encontrado "problemas na metodologia", garantiu ao Expansão uma fonte do INE que pediu para não ser identificada.

Segundo a fonte, o MinPlan questionou perante o Conselho Nacional de Estatística a qualidade dos dados, dando como exemplo as revisões efectuadas pelo INE de um período para outro "com oscilações substanciais". Se os dados fossem publicados, o INE seria "mal visto", concluiu. O Expansão tentou contactar o MinPlan, mas sem sucesso.

(Leia o artigo na integra na edição 419 do Expansão, de sexta-feira 28 de Abril de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)