Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Brent cai após OPEP desapontar investidores

Expansao Mercados

Os investidores esperavam que a OPEP pudesse também anunciar que iria implementar cortes mais agressivos na sua produção, ou que um novo parceiro se pudesse juntar ao cartel.

O preço do Brent caiu nos últimos dias depois da decisão da OPEP e dos seus parceiros de estender o prazo do actual acordo de corte de produção de crude, por mais nove meses, ter ficado aquém das expectativas. Os investidores esperavam que a OPEP pudesse também anunciar que iria implementar cortes mais agressivos na sua produção, ou que um novo parceiro se pudesse juntar ao cartel, para tentar atingir o objectivo de convergir o nível de reservas de petróleo para a média dos últimos cinco anos.

Os investidores ficaram também na dúvida sobre o que o grupo de 24 países que fazem parte deste acordo poderão vir a fazer findo o novo prazo de Março do próximo ano. As atenções viram-se agora para o nível de execução do acordo e em verificar se os cortes de produção estão a ser eficazes em eliminar o excesso de oferta no mercado. Os investidores estiveram também atentos a dois temas esta semana.

(Leia o artigo na integra na edição 419 do Expansão, de sexta-feira 28 de Abril de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)