Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Oposição discorda dos valores atribuídos para a campanha e MPLA alega a crise

Angola

A verba aprovada por decreto presidencial deve ser distribuída cinco dias depois da aprovação definitiva das candidaturas pelo Tribunal Constitucional, de modo equitativo, para as respectivas campanhas.

A verba destinada à campanha dos partidos que concorrem às eleições ronda os 6, 2 milhões USD, cabendo a cada um dos seis partidos cerca de um milhão USD, de acordo com cálculos do Expansão.

Segundo o decreto presidencial nº89/17 de 7 de Julho, o montante aprovado é 1.040 mil milhões KZ para o financiamento, de modo equitativo, da campanha eleitoral dos partidos ou coligações de partidos políticos com as candidaturas definitivamente aprovadas pelo Tribunal Constitucional. O mesmo decreto aprova a abertura do crédito adicional deste montante a favor da Unidade Orçamental.

Em 2008, com 14 formações políticas concorrentes, cada partido recebeu 1,2 milhões USD, e em 2012, com nove, cada um recebeu cerca de 600 mil USD, de acordo com o câmbio dessa altura.

(Leia o artigo na integra na edição 425 do Expansão, de sexta-feira 09 de Junhol de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)