Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Partidos procuram alternativas ao financiamento do Estado e apelam a doações

FINANCIAMENTO DOS PARTIDOS POLÍTICOS

Os partidos políticos procuram alternativas ao financiamento do Estado, que cederá apenas um milhão USD por agremiação política, e estão a recorrer a alternativas como o apelo a doações para suportar a sua campanha.

O valor que o Estado atribuiu aos partidos para suportar a campanha eleitoral é equivalente a 6,2 milhões USD, cabendo cerca de um milhão USD a cada um dos seis partidos que vão a votos, montante tido pela oposição como "irrisório" face aos desafios que enfrentam.

E para suprirem as insuficiências financeiras, os partidos procuram agora financiamento junto do eleitorado. A UNITA, por exemplo, criou uma conta bancária para recolher doações. Ao Expansão, a titular da conta, Navemba Ngolo, garantiu que, desde a abertura da conta até agora, o partido já arrecadou um pouco mais de 4 milhões Kz.

"Há cidadãos a afluírem aos bancos e comités. Alguns tentaram criticar esta atitude, mas nós não estamos a roubar ninguém", disse Ngolo, justificando a titularidade da conta bancária com "protecção da identidade dos doadores", porque no passado, quando a conta estava em nome do partido, houve quem tivesse "sofrido represálias".

(Leia o artigo na integra na edição 428 do Expansão, de sexta-feira 30 de Junho de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)