Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo entrega cambiais de exportações a elite de seis bancos

Angola

A selecção de uma elite de instituições bancárias, cujos nomes não foram revelados, para realizar as operações cambiais de exportações segue a estratégia adoptada no âmbito do Ajustamento do Quadro Operacional do Mercado Cambial que determinou a canalização de 80% das divisas para "cinco ou seis" bancos.

O Governo vai eleger seis bancos para realizar as operações cambiais de exportações, de acordo com Despacho Presidencial 183/17 de 11 de Julho de 2017, que cria um Grupo de Trabalho para a Implementação da Estratégia para a Diversificação e Aumento das Exportações coordenado pelo Vice-Presidente da República.

O Grupo de Trabalho, que será composto por oito ministros, entre os quais o das Finanças, e um secretário de Estado, o do Comércio Externo, além do governador do Banco Nacional de Angola (BNA), terá como uma das principais incumbências "assegurar que as disponibilidades cambiais sejam efectivamente destinadas para as actividades de produtos exportáveis".

(Leia o artigo na integra na edição 432 do Expansão, de sexta-feira 28 de Julho de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)