Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA já vendeu 246 milhões USD às companhias aéreas

Empresas

Divisas destinadas ao repatriamento de bilhetes vendidos em Kz foram cedidas em 13 ocasiões, a última, de 10 milhões USD, na semana passada.

O Banco Nacional de Angola (BNA) forneceu, desde o início do corrente ano, o equivalente a 246 milhões USD em divisas para diminuir a dívida de 477 milhões USD que Angola tem com 12 companhias aéreas que actuam no mercado nacional.
Os pagamentos foram efectuados em 13 ocasiões diferentes, o último aconteceu a semana passada com a disponibilização de 10 milhões USD, indicam dados dos relatórios semanais do banco central sobre a evolução do mercado financeiro calculados pelo Expansão. Angola é o segundo país do mundo que mais "deve" às companhias aéreas, depois da Venezuela, com a dívida avaliada em 3,8 mil milhões USD, de acordo com o Relatório Mensal de Junho de 2017 da AITA, organização internacional que agrupa as companhias de aviação.

(Leia o artigo na integra na edição 432 do Expansão, de sexta-feira 28 de Julho de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)