Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Fundo Soberano não cumpre lei sobre política de investimentos

Angola

O Fundo Soberano de Angola entregou a gestão de 97,5% dos seus activos ao Quantum Global Group, violando a Lei que aprovou a respectiva Política de Investimentos, que diz que não podem ser alocados mais de 30% dos activos a um único gestor. Ilegalidade dura desde Dezembro de 2014.

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) entregou a gestão de 97,5% dos seus activos ao Quantum Global Group, violando a Lei que aprovou a respectiva Política de Investimentos que diz que não podem ser alocados mais de 30% dos activos a um único gestor.

"Em 31 de Dezembro de 2015, cerca de 97,5% dos activos do Fundo estavam alocados a um único gestor externo, pelo que nessa data o Fundo não se encontrava a cumprir com os requisitos estabelecidos na Política de Investimentos relacionados com a realização de dotações subsequentes e alocação dos seus activos a gestores externos", lê-se na nota 20 às demonstrações financeiras de 2015 do relatório anual do FSDEA, publicado na página de internet da instituição.

(Leia o artigo na integra na edição 433 do Expansão, de sexta-feira 04 de Agosto de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)