Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Quatro bancos violam regras do Banco Nacional de Angola

Empresas

Instituições bancárias estão com atraso de quatro meses na publicação dos resultados financeiros de 2016, um "atropelo" aos regulamentos do banco central que determina que as instituições bancárias devem publicar resultados até ao dia 30 de Abril do ano em marcha.

Quatro bancos comerciais a operar em Angola violam o regulamento do Banco Nacional de Angola (BNA) que determina que as instituições bancárias devem publicar as demonstrações financeiras referentes ao ano transacto até ao dia 30 de Abril do ano subsequente.
Até ao momento, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), o Banco Económico, o Banco BAI Micro Finanças e o Banco Pungo Andongo (BPA) não fizeram a apresentação dos resultados financeiros do ano passado, "atropelando", deste modo, o aviso 17/07, de 12 de Setembro do banco central.
A alinea a) do terceiro artigo do aviso estabelece que, "anualmente, até ao dia 30 de Abril do ano subsequente", os bancos devem efectuar a publicação das demonstrações financeiras. O documento indica ainda que "as demonstrações financeiras anuais devem ser publicadas no Diário da República e em jornal de grande circulação ou na rede internacional de computadores (internet), com acesso generalizado e gratuito", aponta a alinea a) do quarto artigo.

(Leia o artigo na integra na edição 433 do Expansão, de sexta-feira 04 de Agosto de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)