Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Organização e método

Angola

À maioria das empresas, falta a capacidade de encontrar formas de organização e método, que lhes permitam agilizar as suas estruturas e naturalmente garantir eficiência e rentabilidade.

O aperfeiçoamento das organizações, passa pelo seu entendimento sobre a forma como funciona cada uma das suas áreas de produção ou actividade, baseando-se na funcionalidade das suas estruturas e na adequação do tempo e dos métodos, às suas necessidades de resposta.

Este aperfeiçoamento, baseia- -se no levantamento das actividades executadas, sua análise e implementação de sistemas, que gerem fluxos de operações integradas em objectivos de produ- ção, melhorando métodos de trabalho e dotando cada colaborador dos meios necessários.

A utilização de um sistema de organização e métodos, permite por isso agilizar a execução das actividades, criando sintonia e alinhamento entre os diversos sectores ou serviços, eliminando perdas de tempo ou muitas vezes, duplicação de tarefas.

As palavras chave para a organização, são por isso a padronização, a mensuração e o controle, apoiado na gestão dos processos e na solução de patologias, que habitualmente resultam de rotinas negativas, ou de falta de formação.

(Leia o artigo na integra na edição 434 do Expansão, de sexta-feira 11 de Agosto de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)