Director Carlos Rosado de Carvalho

MPLA com maioria qualificada e João Lourenço é o novo chefe

MPLA com maioria qualificada e João Lourenço é o novo chefe

Os angolanos foram às urnas pela quarta vez na sua história, numa disputa entre seis formações políticas marcada pela saída do actual Presidente da República que liderou o País desde 1979. Tal como em todas as eleições realizadas no País, a oposição voltou a contestar os resultados. De acordo com os resultados provisórios, o MPLA obteve a maioria qualificada, mas perdeu 25 lugares na Assembleia Nacional face às eleições de 2012.

João Manuel Lourenço é o novo Presidente da República, de acordo com os resultados provisórios das quartas eleições do País, divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), nesta quinta-feira, numa eleição marcada pelas subidas da UNITA e da CASA-CE e descidas do PRS e da FNLA. Tal como nas eleições anteriores, a oposição contesta os resultados.
O sucessor de José Eduardo dos Santos, que esteve no poder desde 1979, mantém a maioria qualificada alcançada pelo MPLA nas eleições de 2012, obtendo 61,1% dos votos, num total de 4.071.525 votos, numa altura em que estavam apurados os resultados de 97% das mesas de voto no País.
Os resultados eleitorais ficam marcados pela diminuição da abstenção (ver página 8) e pela subida do número de votos no MPLA e nos dois principais partidos da oposição, a UNITA e a CASA-SE. No entanto, note-se que o MPLA, desde as eleições de 2008, em que obteve 81,6% dos votos, regista descidas, na ordem dos 10%, em cada uma das eleições seguintes (2012 e 2017).

(Leia o artigo na integra na edição 436 do Expansão, de sexta-feira 16 de Agosto de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i