Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

"A economia angolana bem sustentada e bem gerida é forte"

Weekend

Para o mentor do programa radiofónico "Travessia dos Oceanos", Carlos Simões, na música não há crise. Em entrevista ao Expansão, o radialista revela os próximos projectos que vão tirar os músicos do estúdio para os palcos de Luanda.

Quando e como surgiu a ideia do programa "Travessia dos Oceanos"?
Desde que cheguei a Angola pensei fazer rádio e gostava de ouvir o programa de música "Viagem ao Passado", da Rádio Luanda. Então, projectei fazer um programa que envolvesse todos os países da lusofonia, porque senti que, ao nível da comunicação social,ouvia-se música, mas não se ouvia de forma profunda, por isso, decidi amadurecer o projecto "Travessia dos Oceanos", que passa no canal RFM, da rádio Nacional de Angola, todas as terças-feiras, das 22h00 às 00h00. O programa existe há um ano e sete meses. Fiz um trabalho de introspecção para aprofundar o que se faz, na lusofonia, em termos de música. Em cada programa, faço duas entrevistas de carreira, dos músicos mais conceituados aos novos talentos.

Como são feitas as entrevistas com os cantores internacionais?
Com os cantores de outros países faço as entrevistas via whatsapp, pelo telemóvel.

A Travessia dos Oceanos passa da rádio para o palco. O que se pode esperar?
Fui convidado por uma empresa angolana para fazer parte de um mega evento, com o nome do meu programa. Para além de ser um projecto cultural, também tem intercâmbio socioeconómico. Será no dia 28 de Outubro. Vão participar cantores de toda a lusofonia. De Angola, a cabeça de cartaz será Yola Semedo. Os Irmãos Verdade serão convidados especiais. Além desse projecto, fiz uma parceria com o Centro Cultural Brasil-Angola, porque há muitos músicos entrevistados no "Travessia dos Oceanos" que questionam quando será o concerto em Angola, muitos deles com curiosidade de visitar o País. Entretanto, essa parceria é para trazer os músicos e desenvolver acções sociais. Já temos previsto o primeiro concerto para o mês de Setembro, com a cantora brasileira Carla Visi. E temos propostas para levar esses concertos para fora de Luanda, porque a intenção é mostrar Angola na sua plenitude.