Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Número de multicaixas quase duplicou em cinco anos

Empresas

O funcionamento dos quase de três mil multicaixas que existem no País depende dos bancos comerciais, mas alguns apenas estão funcionais durante parte do dia.

Em cinco anos o número de multicaixas da rede bancária nacional quase que duplicou, passando dos 2014 de há cinco anos, para os 2920 em funcionamento até final de Junho deste ano. Apesar do aumento de 45% do número de ATM no país, são muitos os clientes bancários, sobretudo em Luanda, que se queixam de, por vezes, e sobretudo à noite e aos fins-de-semana estes terminais não estarem a funcionar.
Para fazer face a estas queixas, o Banco Nacional de Angola (BNA), emitiu o Aviso n.º 6/17de 10 de Julho, em que a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) e as instituições bancárias passam a estar obrigados nos próximos seis meses a disponibilizar serviços multicaixa e o Internet Banking 24 horas por dia, sete dias por semana.
Desta forma, a medida do BNA é justificada pela necessidade de salvaguardar as operações dos clientes bancários, assim como com o crescente volume de serviços e transacções associados a este meio de pagamento.

(Leia o artigo na integra na edição 436 do Expansão, de sexta-feira 26 de Agosto de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)