Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Angola negoceia reestruturação da dívida aos russos do VTB

Empresas

O Presidente da República aprovou a estratégia de "refinanciamento" dos empréstimos do segundo maior banco da Rússia a Angola. O refinanciamento ou reestruturação de uma dívida ocorre quando o devedor enfrenta dificuldades em pagar os juros e as amortizações previstas no contrato de financiamento.

O Governo está a negociar a reestruturação da dívida do Estado angolano ao banco russo VTB, a qual, de acordo com investigação do Expansão, ascenderá a cerca de 3,63 mil milhões USD, revela o despacho Presidencial n.º 238/17 de 21 de Agosto de 2017.

No 1º ponto deste diploma, o Presidente da República (PR) aprova "a estratégia de refinanciamento da dívida com o Banco VTB a estratégia de emissão de títulos de dívida soberana nos mercados internacionais, sob a forma de eurobonds, com o objectivo de melhorar a composição do stock da dívida externa". O parágrafo anterior é uma transcrição literal do 1.º ponto do despacho. A sua leitura é susceptível de interpretações diversas.

(Leia o artigo na integra na edição 437 do Expansão, de sexta-feira 01 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)