Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Preços de aluguer elevados e falta de clientes afastam empresários dos centros comerciais

Angola

A crise está a afastar muitos logistas dos centros comerciais, porque não conseguem gerar receitas suficientes para suportar o valor das rendas. Apesar disso, há quem arrisque e tente a sorte.

Os preços praticados no aluguer de lojas por muitos centros comerciais não se ajustam ao contexto actual do País, como alerta um empresário que comercializa os seus produtos em várias lojas de centros comerciais da capital. O gestor, que optou por não se identificar, afirma que nos últimos tempos há pouca procura por parte dos clientes, o que faz com que muitos empresários abandonem estes espaços comerciais, porque o volume de negócios não chega, sequer, para pagar o aluguer.
Em entrevista ao Expansão, este empreendedor indicou que, no shopping do Xyami, o arrendamento por metro quadrado custa 125 USD mensais, porém, os contratos de arrendamento incluem ainda outras variáveis como uma comissão sobre as vendas entre os sete e os oito por cento. No Belas shopping, o valor do arrendamento são 100 USD por metro quadrado, com uma taxa de ingresso de 70 mil USD. Já no Ulengo, mensalmente, os inquilinos pagam 220 mil Kz pelos espaços, revelou a mesma fonte.

(Leia o artigo na integra na edição 437 do Expansão, de sexta-feira 01 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)