Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Crédito concedido atingiu mínimos desde Abril

Empresas

Os dados do BNA apontam para um recuo de 0,3% em Julho face ao mês anterior , sendo que nesta altura o saldo estava avaliado em 21,4 mil milhões USD, assinala o quadro da repartição do crédito por sector.

O crédito concedido pelo sector bancário aos vários sectores atingiu, em Julho, o valor mínimo dos últimos três meses, estando actualmente avaliado em 21,3 mil milhões USD, indicam os dados da estatística monetária e financeira do Banco Nacional de Angola (BNA).
É necessário recuar até Abril do corrente ano para encontrar um valor abaixo, quando o saldo estava estimado em 21,2 mil milhões USD. Assim, de Abril até Julho houve um aumento de 0,5% no crédito que os bancos nacionais concederam. Os dados do BNA apontam para um recuo de 0,3% emJulho face ao mês anterior, sendo que nesta altura o saldo estava avaliado em 21,4 mil milhões USD, assinala o quadro da repartição do crédito por sector.
Dentro dos 17 sectores apresentados no quadro de repartição do crédito por ramo de actividade, o comércio a grosso e a retalho é o sector que mais "stock" de financiamento detém, estando avaliado em 4,9 mil milhões USD, correspondente a 23% dos 21,3 mil milhões USD registados até ao sétimo mês do ano, destacam os dados mais actualizados da estabilidade financeira do BNA.

(Leia o artigo na integra na edição 437 do Expansão, de sexta-feira 01 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)