Director Carlos Rosado de Carvalho

Adjudicados contratos públicos de 4,4 mil milhões USD nos dois meses anteriores às eleições

Adjudicados contratos públicos de 4,4 mil milhões USD nos dois meses anteriores às eleições

Nos primeiros seis meses do ano os contratos de obras públicas e fornecimento de bens e serviços não ultrapassaram os 3,3 mil milhões USD até Junho, mas em Julho e Agosto os valores dispararam. Energia e reabilitação de estradas lideram a lista dos maiores contratos públicos nos primeiros oito meses do ano.

O Executivo acelerou a contratação de bens, serviços e empreitadas em Julho e Agosto, apenas dois meses antes das eleições, altura em que os cofres do Estado contratualizaram o equivalente a 4.428 milhões USD de um total de 7.729 milhões USD adjudicados deste o início do ano.
Em Julho, mês que antecedeu as eleições gerais de 23 de Agosto, que assinalam a saída de José Eduardo dos Santos à frente dos destinos do País, o Estado contratualizou 2.490 milhões USD em bens e serviços, o que a juntar aos 1.938 milhões contratualizados no mês de Agosto totaliza 4.428 milhões USD, valor superior aos 3.301 milhões USD que o Estado gastou nos primeiros quatro meses do ano. Assim, nos dois meses que antecederam as eleições, o valor contratado pelo Estado correspondeu a 57% do total do ano de 2017.
Nestes dois meses, a maioria dos contratos adjudicados demonstra a aposta nos sectores da energia, nomeadamente vários contratos de prestação de serviços de manutenção de centrais hidroeléctricas, mas também em reabilitação de estradas em várias zonas do País.

(Leia o artigo na integra na edição 438 do Expansão, de sexta-feira 08 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i