Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Onze países africanos recebem 289 mil milhões USD para modernizar agricultura

África

Doadores internacionais vão disponibilizar 289 mil milhões USD para ajudar 11 países a transformar a sua agricultura, com vista a mudar a cadeia de valor agroalimentar e promover uma nova industrialização agrícola.

Moçambique é o único país lusófono que vai ser abrangido por um programa de financiamento internacional de 289 mil milhões USD para modernizar o sector da agricultura no continente africano e que vai abranger 11 países.
O programa de financiamento é resultado da Parceria para a Transformação Agrícola Inclusiva em África (PIATA), projecto financiado pela Fundação Bill Gates e Melinda Gates, a Fundação Rockefeller e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
A verba, anunciada esta semana, na capital da Costa do Marfim, Abidjan, onde decorreu o forum promovido pela Aliança para uma Revolução Verde em África (AGRA), irá beneficiar 11 países considerados prioritários. Para além de Moçambique, estão no leque de beneficiários o Burkina Faso, Etiópia, Gana, Malawi, Mali, Nigéria, Quénia, Ruanda, Tanzânia e Uganda. Angola fica de fora do lote de escolhidos.

(Leia o artigo na integra na edição 438 do Expansão, de sexta-feira 08 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)