Director Carlos Rosado de Carvalho

Fed domina atenções dos investidores

Fed domina atenções dos investidores

A Fed deixou inalterada a sua taxa directora, mas mantém em aberto a possibilidade de voltar a subir taxas pela terceira vez este ano.

A reunião da Fed foi o evento principal para os mercados esta semana. Conforme esperado, a Fed deixou inalterada a sua taxa directora, mas deixou em aberto a possibilidade de voltar a subir taxas (pela terceira vez este ano) na reunião de Dezembro. A Reserva Federal também não surpreendeu os investidores ao anunciar que prevê começar a reduzir a dimensão do seu balanço, através da venda de títulos de dívida, a partir do mês de Outubro. A decisão da Fed de iniciar o processo de saída da sua política de quantitative easing acontece uma década após o início da crise financeira mundial que empurrou a economia norte-americana para uma recessão, no final de 2007. O processo de redução do balanço será feito de forma gradual, com a venda de activos no valor de 10 mil milhões USD por mês para começar.
Os últimos dados revelaram que a taxa de inflação nos EUA ficou-se pelos 1,9% em Agosto, um nível próximo da meta de 2% traçada pela Fed. Isto foi uma notícia positiva e deverá contribuir para que a Fed possa continuar o processo de normalização (leia-se subida) da taxa dos Fed funds nos próximos meses.

(Leia o artigo na integra na edição 439 do Expansão, de sexta-feira 15 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i