Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Divisas semanais cedidas pelo BNA atingiram o valor mínimo dos últimos 16 meses

Expansao Mercados

É necessário recuar até Maio de 2016 para encontrar um valor inferior aos 58,9 milhões USD disponibilizados pelo banco central na semana passada. Há 16 meses, o BNA injectou apenas 4,3 milhões USD em divisas.

A disponibilização de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) atingiu, na semana passada, o valor mínimo dos últimos 16 meses, sendo necessário recuar até à primeira semana de Maio de 2016 para encontrar um valor inferior aos 58,9 milhões USD disponibilizados pelo banco central na semana passada. Naquela altura, o BNA injectou apenas 4,3 milhões USD em divisas: 2,4 milhões USD para cobertura das necessidades da TPA no exterior e 1,9 milhões para atender às obrigações da TAAG, também no exterior.
O Expansão constatou, por outro lado, que, pela primeira vez em cinco semanas, o sector petrolífero não beneficiou das divisas semanais disponibilizadas pelo BNA aos agentes económicos que operam no sistema financeiro nacional por via dos bancos comerciais. O BNA cedeu, na semana de 11 a 15 de Setembro, divisas avaliadas em 58,9 milhões USD aos agentes económicos, tendo sido disponibilizados 19 milhões USD em cartas de crédito para cobertura do sector da indústria e bens alimentares, correspondente a 33% do montante global.

(Leia o artigo na integra na edição 440 o Expansão, de sexta-feira 22 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)