Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Inverter o "legado" da crise económica é o principal desafio de João Lourenço

Angola

O Expansão ouviu 10 personalidades sobre os desafios que João Lourenço vai enfrentar para inverter a herança "pesada" dos últimos anos de governação de José Eduardo dos Santos. A superação da crise económica, a diversificação da economia, o combate à corrupção e a criação de emprego são alguns dos desafios.

O novo Presidente da República, João Lourenço, herda um País que enfrenta graves dificuldades financeiras provocadas, sobretudo, pelo "choque" da crise do petróleo e pelas dificuldades em diversificar a sua economia a níveis aceitáveis.
De acordo com os especialistas consultados pelo Expansão, a saída da crise é, assim, o principal desafio que o novo Presidente da República enfrenta no curto prazo, cuja superação implica uma aposta num chavão dos últimos anos de governação de José Eduardo dos Santos, ou seja, a urgente necessidade de diversificação da economia. Como esta nunca atingiu os níveis exigidos para inverter o quadro de crise económica, a diversificação é, pois, não só uma das principais heranças que recebe do anterior executivo, mas também dos principais desafios que João Lourenço vai enfrentar.
Assim, os desafios económicos são os que mais prevalecem na opinião dos especialistas, dada a conjuntura adversa que João Lourenço vai encontrar (ver gráficos da página ao lado).

(Leia o artigo na integra na edição 440 o Expansão, de sexta-feira 22 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)