Director Carlos Rosado de Carvalho

Despesas com juros da dívida pública dispararam 71% no I trimestre de 2017

Despesas com juros da dívida pública dispararam 71% no I trimestre de 2017

Subida das despesas com juros da dívida deve-se "ao aumento das taxas de juro dos títulos públicos e ao maior volume de emissões de títulos ocorrido ao longo dos últimos trimestres.

As despesas com juros da dívida pública aumentaram 71,4% no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2016, passando de 70,2 mil milhões Kz para 120,3 mil milhões Kz, indicam os dados do relatório de inflação do Banco Nacional de Angola (BNA) do primeiro trimestre, divulgado esta semana.
O relatório, que entretanto deixou de estar disponível na página da internet do BNA, refere que o crescimento das despesas com juros da dívida se deve "ao aumento das taxas de juro dos títulos públicos e ao maior volume de emissões de títulos ocorrido ao longo dos últimos trimestres". O BNA indica que foram liquidados alguns financiamentos externos (em forma de linha de crédito e de empréstimos) no montante de 50.012 milhões Kz associados ao Programa de Investimento Público. As despesas com juros representaram 17,4% do total das despesas relacionadas com o serviço da dívida.
O BNA refere que para "colmatar a quebra na arrecadação de receitas correntes verificada nos últimos anos, o Tesouro viu-se obrigado a intensificar o recurso ao financiamento cujo montante, no primeiro trimestre de 2017, atingiu 775.198 milhões Kz, correspondendo a um acréscimo de 95% face ao I trimestre de 2016.

(Leia o artigo na integra na edição 441 o Expansão, de sexta-feira 29 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i