Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Situações de comunicação e liderança

José Rodrigues

No dia a dia, todos temos de tomar um conjunto de decisões que afetam, na sua grande maioria, outras pessoas, ou seja, enquanto líderes, temos a capacidade de com uma simples decisão e/ou comunicação de poder influenciar um momento, seja ele curto, médio ou até mesmo longo.
É por isso mesmo que decidi expor algumas situações muito recentes, desta mesma semana, de pequenos (ou não!) sinais que criaram impacto, seja ele imediato, ou num futuro próximo. A tomada de posse do novo Presidente da República de Angola, General João Lourenço, proporcionou alguns desses sinais, sendo um dele próprio e outros dois de outras pessoas /entidades.
Toma posse como sucessor de um líder histórico que teve a capacidade de transformar Angola num País de crescimento e de paz. Muito desse crescimento foi com a ajuda de Portugal e de Portugueses. No entanto, o novo Presidente decide excluir Portugal dos países estratégicos para Angola. Que sinal de liderança ele dá aos seus concidadãos? Se por um lado, uma fação (penso que pequena) poderá estar de acordo, outra (na sua grande maioria), não está. Penso que ele próprio não acredita no que (não) falou no seu discurso, apenas o fazendo para deixar um sinal. Mas que sinal? Portugal tem um novo Governo e um novo Presidente.

(Leia o artigo na integra na edição 441 o Expansão, de sexta-feira 29 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)