Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Negociações em Agosto triplicaram para 62,8 mil milhões Kz

Expansao Mercados

Investidores continuam a preferir negociar títulos com maturidade curta, com as obrigações a terminar em 2018 a representar mais de um terço das negociações.

O Mercado Secundário de Dívida Pública (MSDP) movimentou cerca de 62,8 mil milhões Kz em Agosto, equivalente a cerca de 378 milhões USD, atingindo máximos do ano, revelou esta semana o Ministério das Finanças. O valor representa quase o triplo do valor referente a Julho, altura em que tinham sido movimentados títulos no valor de 21,2 mil milhões Kz, segundo o relatório de negociação da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).
No mês de Agosto, foram realizados 229 negócios no MSDP, mais 67% face a Julho. Dos 62,8 mil milhões Kz movimentados em Agosto, cerca de três quartos, ou seja, 42 mil milhões, dizem respeito a transacções envolvendo obrigações do Tesouro, enquanto os bilhetes do Tesouro representaram o resto.
O MinFin refere que "verifica-se assim que os investidores continuam a optar por negociar títulos com maturidade curta, tendo a preferência" pelas maturidades em 2018 "rendido" 116 negócios, representando um volume de 26,8 mil milhões Kz. Já os cupões de médio prazo, com vencimento em 2020, movimentaram 17,9 mil milhões Kz nos 54 negócios realizados.

(Leia o artigo na integra na edição 442 o Expansão, de sexta-feira 06 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)