Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Matemático angolano cria modelo de análise dos sectores rentáveis

Gestão

Estudo sobre modelo matemático para análise dos sectores rentáveis, apresentado na UAN, baseia-se na teoria de portefólios do economista Harry Markowitz. E tem por objectivo contribuir para a tomada de decisões óptimas no processo de diversificação das fontes de financiamento com riscos mínimos.

Um matemático apresentou, na conferência científica, realizada pela Universidade Agostinho Neto, um modelo matemático que permite analisar os sectores de investimento de maior e de menor risco.
O modelo, baseado na teoria de utilização de sistema do portefólio do economista americano Harry Markowitz, aponta que os sectores mais rentáveis para investir e de menor risco são as áreas de florestas, indústria de alimentos, extracção de ferro, indústria de bebidas, agricultura, transporte, construção de infra-estruturas e novas tecnologias.
As de alto risco englobam os sectores das pescas e pecuária, extracção de petróleo e gás, extracção de outros minerais, indústria química, defesa e segurança.
Entre as de risco moderado estão a extracção de diamantes, indústria de vestuário e calçado, indústria dos materiais, saúde, educação, cultura, universidade, banca e seguros, comércio, fiscalização tributária, manutenção, mecânica e hotelaria e turismo.

(Leia o artigo na integra na edição 442 o Expansão, de sexta-feira 06 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)