Director Carlos Rosado de Carvalho

Uma nova abordagem na captação de investimento privado

Uma nova abordagem na captação de investimento privado

Face ao actual contexto macroeconómico, no qual várias empresas e países estão a reduzir ou a adiar os seus investimentos em Angola, deve existir igualmente uma preocupação na identificação de mecanismos que permitam reter e/ou expandir os projectos de investimento já implementados.

A política nacional de captação de investimento privado tem como principais objectivos a atração do investimento qualificado, a substituição de importações, a promoção das exportações de produtos made in Angola e a diversificação da economia nacional.
Contudo, para cumprir estes desígnios é fundamental dotar os órgãos intervenientes no processo de promoção de investimento privado de um quadro legal dinâmico e mais ajustado ao que se pretende, de capacidade técnica e financeira e demais recursos importantes para o cabal cumprimento das responsabilidades atribuídas. Desses factores dependerão os níveis de relevância e a eficácia que a instituição possa alcançar.
Face ao actual contexto macroeconómico, no qual várias empresas e países estão a reduzir ou a adiar os seus investimentos em Angola, deve existir igualmente uma preocupação na identificação de mecanismos que permitam reter e/ou expandir os projectos de investimento já implementados. Neste sentido, a estratégia e plano de acção a desenvolver pelo órgão responsável deverá permitir a agilização do processo de investimento, o apoio efectivo e célere na mitigação dos eventuais constrangimentos, a promoção do investimento sectorial e por províncias e uma investida agressiva, abrangente e constante na promoção das potencialidades e oportunidades de investimento em Angola.

*Gestor de empresas/Administrador da APIEX

(Leia o artigo na integra na edição 442 o Expansão, de sexta-feira 06 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i