Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

PR promete terras aos camponeses mas oposição desconfia

Angola

O Presidente da República esteve no Huambo para abrir o ano agrícola, como sinal da importância que o Governo atribui ao sector. João Lourenço prometeu dias melhores para os agricultores, defendeu a necessidade de financiamento à agricultura familiar e ameaçou retirar terras a quem não as explora.

A oposição manifesta-se pessimista em relação à concretização das promessas feitas recentemente pelo Presidente da República, no município do Cachiungo, no Huambo, durante a abertura do ano agrícola. João Lourenço garantiu que o País vai deixar de importar produtos agrícolas e que vai retirar as terras a quem não as explore por um longo período.
Na ocasião, o PR falou da necessidade de o País produzir cereais suficientes por constituir a base da alimentação dos angolanos e dos animais. "Podemos importar tudo o resto, como aviões, navios, comboios, porque não temos mesmo capacidade para produzir estas coisas, mas temos de ter capacidade de produzir alimentos", sublinhou. João Lourenço acrescentou que não é apenas o petróleo, diamantes e o ouro que dão divisas. Os produtos agrícolas também são comercializáveis.
Fonte do Expansão recordou que o ex-Presidente da República nunca abriu o ano agrícola. O mínimo que fez foi participar em duas colheitas, na província de Malanje, na década de 80, o que traduz a aposta do actual PR neste sector.

(Leia o artigo na integra na edição 443 o Expansão, de sexta-feira 13 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)