Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bens alimentares "engoliram" 56 milhões USD das divisas

Empresas

Este ano o Banco Nacional de Angola já disponibilizou o equivalente a 103,1 milhões USD para pagamento de salários dos expatriados.

O Banco Nacional de Angola (BNA) cedeu, na semana de 09 a 013 de Outubro, divisas avaliadas em 136,6 milhões USD aos agentes económicos que actuam no sistema financeiro nacional através dos bancos comerciais, sendo que para importação de bens alimentares foram disponibilizados 56 milhões USD, correspondente a 39% do valor total.
Depois de um jejum de 15 dias úteis, cancelado na semana de 03 a 06 de Outubro, o sector petrolífero, na semana passada, voltou a ser contemplado pelo BNA com divisas avaliadas em 20 milhões USD, tendo sido o segundo ramo a beneficiar das divisas, indicam os dados do mercado monetário e cambial do banco central.
O sector da agricultura recebeu 13 milhões USD e, igualmente, para atender às necessidades da indústria foram disponibilizados o equivalente a 13 milhões, enquanto para cartões de pagamentos internacionais o banco central injectou 10 milhões USD.
No mesmo período, para ajuda familiar, viagens, saúde e educação foram aplicados 10 milhões USD, ao passo que o sector da energia e água foram injectados 7,6 milhões USD, enquanto para pagamento dos salários dos expatriados foram disponibilizados 10 milhões USD.

(Leia o artigo na integra na edição 444 o Expansão, de sexta-feira 20 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)