Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Créditos do Nosso Banco vendidos por metade do valor

Mundo

A pouco tempo de terminar o prazo para o processo de liquidação do Nosso Banco, a comissão liquidatária começou a pagar aos clientes e credores do banco, extinto em Novembro de 2016. A venda pública da carteira de créditos rendeu, até agora, 21 milhões USD, menos de metade dos 49,4 milhões USD pelos quais foi avaliada.

Três meses depois de colocar à venda a carteira de créditos do Nosso Banco, extinto a 11 de Novembro de 2016, por decisão do Banco de Moçambique, a comissão liquidatária daquela instituição bancária começou a pagar aos depositantes e credores com os 21 milhões USD reunidos até agora, que representam menos de metade do seu valor.
Os pagamentos abrangem alguns dos clientes e credores que foram parcialmente reembolsados após o encerramento e que, segundo o Banco de Moçambique, devem agora receber o remanescente, como refere uma fonte ao jornal moçambicano O País.
A comissão liquidatária do extinto Nosso Banco, que tinha como accionistas maioritários o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e a empresa pública de Electricidade de Moçambique, colocou à venda a carteira de crédito detida pela instituição em Julho último. No anúncio, a comissão liquidatária, confiada à Deloite and Touch, esclareceu que pretendia alienar, através de venda directa, a carteira de crédito a outras instituições de crédito e a sociedades financeiras.

(Leia o artigo na integra na edição 445 o Expansão, de sexta-feira 27 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)